IDEA


O ensino médico está passando por uma importante mudança de paradigma no Brasil e no mundo! Os avanços tecnológicos, a extrema necessidade de atingir excelência nos padrões de atendimento e aspectos éticos relevantes são fatores motivadores para esta mudança.

Temos o objetivo de mudar o panorama atual de ensino, que baseia-se em cursos ministrados de forma não individualizada que por sua vez, não atendem à demanda. Procuramos organizar os cursos de forma profissional, priorizando a inovação nos recursos didáticos, além da excelência no corpo docente e no programa teórico-prático, para que o aluno termine os cursos com um ganho substancial na sua formação médica e no desenvolvimento de suas habilidades.

A incorporação da metodologia de simulação será essencial nesse processo. Ela é frequentemente utilizada para reproduzir experiências substanciais da vida real, artificialmente criadas de uma forma bastante segura e interativa.  Pesquisas no campo da educação médica demonstram que a aquisição de expertise é orientada pela prática deliberada e reflexiva de objetivos específicos de aprendizado, envolvendo:

  1. prática repetitiva de habilidades cognitivas desejadas em determinado contexto,
  2. avaliação rigorosa das habilidades,
  3. feedback que promove um processo de melhora contínua em um ambiente controlado.

Portanto, a prática do ensino baseado em simulação tem por filosofia, incrementar o exercício do pensamento crítico e a tomada de decisão, que ocorre basicamente através da reprodução de situações-problema e das discussões realizadas após os cenários clínicos. Com isto, esperamos que o aluno desenvolva capacidades para aprimorar sua prática médica, dentro dos padrões esperados de qualidade e segurança.

Assista ao nosso vídeo!


Direção


Pedro Paulo Vanzillotta

Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) - 1987

Chefe do serviço de Anestesiologia do Hospital Municipal Jesus

Co-Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da SBA do Hospital Federal do Andaraí

Pós-graduação Lato Sensu em Dor no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - 2015/2016

Rafael Mercante Linhares

Rafael Mercante Linhares
Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) – 2007

Chefe do serviço de Anestesiologia do Hospital Municipal Miguel Couto

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da SBA do Hospital Municipal Miguel Couto

Especialização em Dor na UERJ – 2008

Certificado de Área de Atuação em Dor pela AMB – 2013

Sergio Gelbvaks

Título Superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) – /AMB

MBA em Gestão Empresarial pela FGV, RJ

Médico Anestesiologista no Hospital Federal dos Servidores do Estado, M.S

Certificado de Atuação em Dor pela AMB.

Instrutor certificado do ACLS pela AHA.

Consultor de Ensino e Treinamento baseados em Simulação Realística.